União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Pesquisar
Freguesia
Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
Newsletters
Início > Movimento Associativo

Sociedade Recreativa Baixa da Serra

O terreno onde se encontra a colectividade foi comprado em 1965, por 20 contos, e só acabou por ser pago em 1974. Logo no espaço adquirido se colocou uma vedação feita de canas, um mastro, ao meio, e palco, onde decorriam os ensaios. Um poço que havia na zona abastecia a colectividade de água. As edificações em alvenaria foram todas clandestinas e feitas voluntariamente pelos sócios, tendo sido erguido primeiramente o salão.

De princípio foi erguido um barracão de madeira, pouco a pouco, a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra foi construída, em alvenaria, de razoáveis instalações que hoje já se servem de um milhar de associados e por isso se tornam já naturalmente pequenas.

A Câmara Municipal da Moita ofereceu-lhe recentemente mais terreno em espaço anexo e a SRBS tem já projecto para modernização das suas instalações.

Sendo o folclore a sua principal actividade, desde praticamente o seu início se encontra filiada no organismo nacional competente, tem muitas outras importantes actividades de carácter recreativo, desportivo e social, que se realizam desde 1987: ginástica, teatro, música. Funciona, também, um ateliê de tapeçaria, apoiado pelo Ministério da Educação, desde 1990, e cursos de alfabetização, desde 1994. Têm um intercâmbio com a escola primária nº8 da Baixa da Banheira de cedência do salão para realização de festas de Natal e outras. Mantém a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra um ATL, desde 1990, com o objectivo de ministrar aos filhos dos sócios, ate aos 10 anos, a ocupação de tempos livres e acompanhamento escolar.

São cerca de 40 crianças que beneficiam desta intervenção mais social da colectividade, que proporciona passeios, actividades lúdicas, auxílio nos trabalhos escolares. O Taeckwondo é uma das modalidades mais importantes da colectividade, pelos registos competitivos, nacionais, internacionais, dos atletas. Foi introduzida pelo Mestre Leite (Treinador Nacional), em 1990, e funciona como escola de formação da Associação de Taeckwondo da Estremadura. Todos os atletas são federados na Federação Portuguesa de Taeckwondo. Outra das modalidades que tem cativado a atenção dos associados da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra é o chinquilho, mantendo a colectividade 20 atletas em competição no campeonato inter-concelhío, prova que venceu várias vezes.

A Sociedade Recreativa da Baixa da Serra é filiada na Federação Portuguesa de Colectividades de Cultura e Recreio, desde 30 de Março de 1971. Em 1993, foi-lhe reconhecido o estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Os actuais corpos gerentes são constituídos por: Joaquim José Guerlixa Martins (Presidente da Assembleia Geral), Gabriel Fernando Marques (Vice-Presidente), Luís Gonzaga Nunes Madeiras (1º Secretário), Abílio Manuel Nascimento Lopes (2º Secretário), Francisco de Jesus Magalhães (Presidente da Direcção), José Silvério Correia Nunes (Vice-Presidente), João Fernandes Gonçalves (Tesoureiro), Manuel João Campos de Oliveira (1º Secretário), Fernando Manuel Ângelo Gonçalves Rocha (2º Secretário), António Manuel Palmeiro Anacleto (3º Secretário), João Manuel da Costa Lúcio, José Joaquim de Sousa, Mário Filipe da Silva Correia, Vítor Manuel da Costa Pereira, Francisco Costa Lascas (Vogais), Flamínio José Murcela Carvoeiro, Virgílio de Jesus Ramos Santos (Suplentes), Artur Cardoso de Paiva Teixeira (Presidente do Conselho Fiscal), Manuel Delgado Martins (Secretário) e Fernando Manuel José Casinhas (Relator).


Avenida da Liberdade, Baixa da Banheira
Tel. 21 204 49 96 - 21 086 07 06
Fax. 21 086 07 07
E-mail: serra.da@netvisao.pt
Rancho Folclórico: "Corações Unidos da Baixa da Serra"
Fundação em 10 de Maio de 1966

SRBS - Anterior | Voltar ao Menu
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend


Agenda
Julho 2020
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Divulgação