União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Pesquisar
Freguesia
Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
Newsletters
Início > Movimento Associativo

Associação de Geminação da Baixa da Banheira

Ao longo dos anos muitos portugueses emigraram para o estrangeiro, principalmente para países da Europa, sendo o mais escolhido a França.

Por este motivo, em 1974 residiam e trabalhavam em Plaisir cerca de uma centena de portugueses, e por intermédio de um dos nossos compatriotas, Mariano Paixão, surgiu a ideia em dar inicio á geminação entre Plaisir e Baixa da Banheira.

Havendo conhecimento crescente de cidades francesas que se estavam a geminar com outras cidades estrangeiras viram que havia condições para dialogar com responsáveis da Câmara Municipal de Plaisir, no sentido de abrir caminho para uma futura geminação de Plaisir com a Baixa da Banheira.

O primeiro contacto foi com Jacques Simon, Presidente do COJEIP – Comité de Jumelage et D'echanges Internationaux de Plaisir, e com Jean Mouton Presidente da Câmara Municipal de Plaisir, que se mostraram receptivos, e desde logo começou no melhor sentido.

Mariano Paixão e Annick Paixão sempre que podiam davam a conhecer o evoluir da situação, e em Setembro de 1975, um grupo de amigos Banheirenses deslocaram-se a Plaisir para fazer uma reunião com a Câmara Municipal de Plaisir afim de demonstrar interesse pela geminação da Baixa da Banheira com aquela linda cidade francesa.

Como se encontraram as condições desejadas, houve necessidade de criar uma Comissão Provisória de Jumelge da Baixa da Banheira, constituída por: João José da Silva, Carlos dos Santos Martins, Adalberto Carrilho, João Luis Xavier, Mariano Paixão e Annick Paixão.

Esta Comissão em contacto permanente com a Câmara Municipal de Plaisir, e de comum acordo, acharam por bem, que o protocolo de geminação entre a Baixa da Banheira e Plaisir seria assinado em Abril de 1976, no salão nobre da Câmara Municipal da Moita, em Portugal.

Aproveitando as portas que Abril abriu, em Setembro de 1976, João José da Silva, Presidente do Bairro Administrativo da Baixa da Banheira, acompanhado de vários Autarcas da Câmara Municipal da Moita, da Junta e Assembleia de Freguesia da Baixa da Banheira, e Comissão de Geminação, deslocaram-se a Plaisir – França, deram as mãos, para unir Banheirenses e Plaisiroirs.

Tínhamos saído do obscurantismo, duma ditadura fascista, mas com uma grande experiência política demonstrada ao longo de quarenta e oito anos, o que nos deu ânimo para sermos pioneiros em actos de geminação.

A Baixa da Banheira – Portugal, foi a primeira localidade portuguesa a geminar-se com outra localidade estrangeira, Plaisir – França.

Estavam criadas as condições ideais para a cooperação e intercâmbio entre populações distantes com usos e costumes diferentes, mas unidos pela amizade, pela paz, e com o olhar firme no futuro.

Somos geminados com:
- Ville Plaisir – França: (1ª geminação entre Portugal e França): 11 de Abril de 1976,
- Pinhel – Portugal: (1ª geminação entre localidades portuguesas): 28 de Julho de 1985.

Actualmente e durante todos os anos transactos, a Associação de Geminação da Baixa da Banheira têm sido um instrumento indispensável para facilitar a aproximação entre habitantes do nosso Concelho e os cidadãos de Plaisir e Pinhel.

Estabeleceu-se alianças entre municípios e reforçamos o crescimento das relações internacionais, possibilitando o conhecimento das vivências e fomentando o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, numa Europa que se pretende mais forte e unida.


Estrada Nacional, N.º 226
2835-176 Baixa da Banheira
Tel. 21 204 17 16
E-mail: geminacaobaixabanheira@hotmail.com
Fundado em: 11 de Abril de 1976

Voltar ao Menu
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend


Agenda
Abril 2019
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Divulgação