União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Pesquisar
Freguesia
Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
Newsletters
História - Baixa da Banheira - A Origem do nome

Sítio da Banheira, Lugar da Banheira, Terras Baixas da Banheira do Tejo são apenas algumas das designações que ao longo dos tempos é possível, através de registos diversos das épocas, referenciar a localização da actual Baixa da Banheira.
Na verdade, e reportando-se a primeira referência conhecida ao século XIV, o nome da nossa Freguesia não foi encontrado ou inventado a partir do nada ou por qualquer recente decisão.

Assim para nós, Baixa da Banheira é um nome com origens muito antigas e a nossa terra será conhecida através dele e cabe a todos nós banheirenses prestigiá-lo e fazer com que cada vez mais pessoas, quando se referem à Baixa da Banheira o liguem a uma terra agradável onde se vive bem e a sua melhor riqueza são as pessoas.

História
Em termos de história recente a Baixa da Banheira começou praticamente nos anos 30/40 com a chegada de muitas famílias oriundas do Algarve, Trás-os-Montes, Alentejo(entre outras), que procuraram trabalho nas grandes fábricas da região como por exemplo a CP, a CUF, a Siderurgia, a Indústria Naval e as cortiças. Embora hoje a sua população já comece a ter outras origens, designadamente de zonas de serviços da área de Lisboa, a base da nossa população é de gente trabalhadora, com grande espírito de fraternidade e solidariedade que se orienta frequentemente até aos nossos dias por uma postura democrática e progressista.

A Baixa da Banheira do futuro será necessariamente esta junção de várias origens caldeadas no espírito de participação que se mantém e dará a todos uma vida melhor.

A freguesia da Baixa da Banheira foi criada em 1967 pelo Decreto-Lei n.º 47.513, de 26 de Janeiro

Mapa da Baixa da Banheira - Fonte Câmara Municipal da Moita

Vale da Amoreira
O Vale da Amoreira era um lugar isolado com um pequeno aglomerado de casas. Em 1940, apenas pouco mais de uma centena de habitantes compunham o Vale da Amoreira.
Inicia-se em 1969 o crescimento exponencial da população, com as urbanizações.

No entanto foi com o 25 de Abril que a composição do Vale da Amoreira foi drasticamente alterada com a vinda de pessoas das ex-colónias.
Em Junho de 1975 chegaram vários camiões de fuzileiros com retornados e refugiados, nomeadamente vindos de Angola, Guiné-Bissau, Cabo verde e Moçambique. Estes habitantes ocuparam via ilegal um conjunto de casas que se encontravam em fase de construção, algumas sem terem condições mínimas de habitabilidade.

Em 1988 por desanexação da Freguesia da Baixa da Banheira e anexação dos Brejos Faria, que pertencia à Freguesia de Alhos Vedros, é criada a Freguesia de Vale da Amoreira e a mais jovem das freguesias do Concelho da Moita.
Em 2001 os Brejos Faria passam a pertencer novamente à Freguesia de Alhos Vedros.

Mapa do Vale da Amoreira - Fonte Câmara Municipal da Moita
História
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend
Agenda
Outubro 2017
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Divulgação