União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Pesquisar
Freguesia
Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
Newsletters
Início > Movimento Associativo

Casa do Benfica da Baixa da Banheira

Criada por um grupo de apoiantes e associados do Sport Lisboa e Benfica aqui radicados, a que não foi estranho ao banheirense Alfredo Manuel Paiva Floriano, foi fundada em 23 de Março de 1998, a Casa do Benfica da Baixa da Banheira, que abriu a sua sede na Rua Alexandre Herculano nº39ª.

A Comissão Instaladora que lhe deu primeiramente corpo foi composta por: Carlos Alberto dos Santos Cardoso (Presidente), José Francisco Osório (Vice-Presidente), Fausto Rodrigues Marques (Director Administrativo), Adelino M. Pereira Marques (Director Financeiro), Joaquim Rendeiro Gomes (Director Act. Cult.) e Miguel Baião dos Santos (Director Act. Sociais e Desportivas).

Em 27 de Março de 1998, foi registado no Cartório Notarial da Baixa da Banheira, tendo como subscritores, Carlos Alberto dos Santos Cardoso, Adelino M. Pereira Marques, Miguel Baião dos Santos e José Francisco Osório. No art.3º dos estatutos refere os seus fins:
“…tem por objectivo a divulgação, promoção, prática, organização e direcção de actividades recreativas, sociais, culturais e desportivas. No âmbito da ligação emblemática ao Sport Lisboa e Benfica são objectivos da Casa do Benfica da Baixa da Banheira, conforme o art.4º: “1º Promover a defesa do bom nome, prestígio e interesse do Sport Lisboa e Benfica; 2º Contribuir localmente para as boas relações do Sport Lisboa e Benfica com outros clubes desportivos e demais entidades; 3º Fomentar o benfiquismo, inclusivamente no âmbito da captação de sócios para o Sport Lisboa e Benfica; 4º Manter a mais estreita colaboração e solidariedade com o Sport Lisboa e Benfica, com respeito pelos estatutos, regulamentos e deliberações pertinentes.” Adoptou como símbolo o emblema do Sport Lisboa e Benfica, mas porque se trata de uma associação totalmente independente daquele clube não necessita que os seus dirigentes sejam ratificados por qualquer dos órgãos do SLB.

Apesar da sua recente formação a Casa do Benfica da Baixa da Banheira já mantém uma actividade cultural e desportiva notória, com relevo para a patinagem.
A modalidade que abriu a actividade desportiva na associação foi o futebol de salão, vocacionado para as camadas jovens, ainda em tempos de comissão instaladora. Com a legalização do clube foi criada a secção de futebol, que integrou toda a prática futebolística. Inscritos na Federação Portuguesa de Futebol de Salão disputam o Campeonato Nacional na época 1999/2001. No ano seguinte, alcançam um sexto lugar e ascendem à 1ª Divisão Nacional. A modalidade seguinte foi a pesca desportiva, através da realização do Concurso de Pesca Desportiva da Casa do Benfica, na Avenida da Praia, Barreiro. Aberto a todos os participantes, o Concurso já vai na 3ª Edição.

O hóquei em patins nasceu com a deslocação de cerca de 10 atletas da Quimigal que encontraram algum acolhimento na Casa do Benfica da Baixa da Banheira. A fundação da Escola de Patinagem e Hóquei em Patins da Casa do Benfica da Baixa da Banheira data de 5 de Julho de 1999 com a finalidade de implementar a modalidade do Hóquei em Patins no Concelho da Moita, uma vez que os seus fundadores verificaram que a maioria dos jovens atletas que constituíam as outras equipas serem jovens nascidos e residentes no nosso Concelho. Daí a fundação desta Escola para cativar estes jovens a praticarem a modalidade no seu Concelho e representá-lo. Actualmente, são mais de 200 jovens entre classes de infantis, iniciados e juvenis, dos 11 ao 16 aos de idade, na Escola de Patinagem e Hóquei. Sem espaço próprio treinam na Escola D. João II, Baixa da Banheira. Os jogos referentes aos campeonatos associativos e nacionais de hóquei em patins são disputados no Pavilhão Municipal do Seixal Futebol Clube.

CBBB - Continuação | Voltar ao Menu
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend


Agenda
Junho 2019
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Divulgação