União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Pesquisar
Freguesia
Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
Newsletters
Início > Movimento Associativo

Centro de Convívio dos Reformados e Idosos da Vila da Baixa da Banheira

O Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira (CRIBB), foi construído graças à iniciativa de um grupo de cidadãos que em 15 de Fevereiro de 1975 fundou a Instituição. Nessa mesma data, deu início, em espaço cedido pelo Centro “Bem-Estar” Social, situado ao lado da sede desta Instituição, a todo um trabalho burocrático com vista a reunir as condições necessárias à construção das suas primeiras instalações, à sua necessária legalização, realizada em 12 de Julho 1982, e à elaboração e consequente publicação dos seus primeiros Estatutos, ocorrido em 1985. A Instituição iniciou a sua missão, promovendo o convívio entre os seus sócios e entre estes e a comunidade em geral, procurando implementar serviços diversificados que se revelavam necessários à melhoria da qualidade de vida da população. Assim, em 1986 estabeleceu o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social para a prestação da resposta social de Centro de Dia, com a capacidade para 100 utentes. Mais tarde, considerando o aumento da população idosa na Vila e das suas necessidades específicas, alargou a sua intervenção, estabelecendo um novo acordo de cooperação em 1995, desta feita para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 60 utentes, atualmente 73.

Simultaneamente, procurando melhorar as condições do serviço prestado à comunidade, algo que esteve sempre bem presente e que bem caracteriza todo o processo e percurso de existência do Centro, para dar resposta às crescentes solicitações foi construído em 1990 um pavilhão.

Considerando as carências em equipamentos sociais de apoio à infância existentes no concelho da Moita e em particular na Vila da Baixa da Banheira, a instituição procurou corresponder às responsabilidades que a comunidade lhe exige, tendo promovido, no âmbito do Programa PARES III, a construção de uma Creche, com capacidade para 33 crianças dos 3 aos 36 meses. O CRIBB procurou, deste modo, desenvolver e reforçar a rede de solidariedade e de apoio à infância existente na freguesia, vila e concelho, oferecendo as necessárias condições para que as crianças sejam acolhidas, cuidadas e respeitadas na sua individualidade-originalidade e apoiadas no seu crescimento, de forma harmoniosa. Com a entrada em funcionamento desta resposta social em Abril de 2015 a instituição vê a sua missão reforçada, apoiando não só a população idosa, como também a infância, introduzindo e promovendo igualmente o salutar e importante convívio intergeracional.

Ao longo da sua história a instituição tem vindo a desenvolver um trabalho com elevada dedicação e profissionalismo ao serviço da população do concelho da Moita mas também do Barreiro, com maior enfase nas freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, no primeiro caso, e Lavradio no segundo caso.

A sua atividade é amplamente reconhecida pelos inúmeros parceiros que têm colaborado com o CRIBB e com quais têm criado e estabelecidos diversos protocolos de intervenção e apoio, tanto do sector público como privado.

“O sol quando nasce é para todos”.


Estrada da Amizade, N.º 73, Baixa da Banheira
Tel.21 204 02 718 email: geral@cribb.pt
Fundação em 2 de Fevereiro de 1975

Voltar ao Menu
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend


Agenda
Agosto 2019
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Divulgação