União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Pesquisar
Freguesia
Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
Newsletters
Início > Movimento Associativo

Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira

O Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira foi fundado a 20 de Janeiro de 1998, em consequência da predisposição de antigos ciclistas Banheirenses em manter vivo o ciclismo naquela localidade.

Compareceram no 2º Cartório Notarial do Barreiro, afim de registar a colectividade: Agostinho Manuel Baião Valadas, Luís Jorge Salvador Sequeira e Eme Luís Pereira. No artº2 dos estatutos define os seus fins: “Tem por fim a promoção velocipédica, através da educação cultural, física e desportiva e acção recreativa, visando a formação humana integral daqueles que a praticam, encontrando-se aberta a pessoas de ambos os sexos.

“Tem sede na rua Rodrigues Lapa, nº31 e apesar da sua recente criação, já participou em inúmeras provas desportivas tendo ganho duas delas individualmente e duas colectivamente por equipas. Pretende este Núcleo de Ciclismo, continuar a tradição banheirense nos valores do ciclismo em Portugal. Os seus primeiros corpos gerentes ficaram assim constituídos: Agostinho Valadas (presidente), Pedro Dias (tesoureiro), Luís Sequeira, Luís Pereira, Celestino Jesus e Sérgio Russo (directores desportivos).

O Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira iniciou-se na organização de provas velocipédicas em 15 de Maio de 1995, por altura da inauguração da loja “Ciclomarca”, evento que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Moita e Junta de Freguesia da Baixa da Banheira.

As elevadas despesas inerentes á modalidade são sustentadas com receitas próprias geradas pela associação através da organização do denominado Grande Prémio de Ciclismo da Baixa da Banheira por ocasião das Festas Populares, iniciativa que conta com o apoio das autarquias, do comércio e indústria local, além do apoio técnico prestado pela Associação de Ciclismo de Setúbal. Desde 1999 atribuem a cada ciclista um subsídio de participação. As deslocações das equipas de ciclismo são feitas em transporte dos próprios atletas ou dos directores.

Actualmente o clube dinamiza uma secção de ciclismo na vertente BTT, bicicleta todo o terreno, organizando, também para divulgação da modalidade, passeios e convívios de fim-de-semana.

NCBB - Continuação | Voltar ao Menu
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend


Agenda
Abril 2019
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Divulgação