União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira
Pesquisar
Freguesia
Junta de Freguesia
Assembleia de Freguesia
Newsletters
Início > Movimento Associativo

AMAANGOLA Associação Moitense dos Amigos de Angola

Em 2001, foi fundada pelo Dr. Joaquim Augusto Lauriano, a AMAANGOLA; que surgiu com a necessidade da criação de uma espaço onde a comunidade Angolana pudesse conviver e promover a história do seu povo.

Por outro lado, também era necessário criar " alianças" geracionadas para que a 2ª geração pudesse usufruir plenamente de todos os direitos, tal como cidadão português.

A 13 de Dezembro de 2003, ocorre a sua aclamação e apresentação pública, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira. Inicialmente enfrentaram muitos problemas tais como a falta de espaço, recursos etc.

Contaram com o apoio de um comerciante local, Senhor Fernando, Proprietário do café Santiago, através da cedência de um espaço na cave do café, localizado na Baixa da Banheira.

Desde logo o seu trabalho teve reconhecimento das Autárquicas locais, mas também por parte de estruturas do Governo de Angola em Portugal, através da Embaixada e do Consulado.

Em 2005, assume a sua açao junto da comunidade angolana existente em maior numero no Vale da amoreira. Organiza o 1º Encontro de Ecologia e Desenvolvimento do Vale da Amoreira, afirmando-se no panorama local das forças vivas.

Em 2006, é atribuída uma sede, mediante cedência da junta de freguesia, de umas lojas na Praceta das Camélias. Melhoraram os seus recursos organizaram-se melhor e os resultados surgiram.

Nesse ano a AMAANGOLA promove um eixo de um projeto, PROGRIDE II, através da promoção de atividades. Dr. Lauriano foi professor na Universidade de Évora, Licenciado em Agronomia Pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Agostinho Neto, é especialista em Produção Vegetal pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, e Doutorado em Ciências do Ambiente pela Universidade de Évora.

Em 2008 com a ida do Prof. Dr. Joaquim Augusto Lauriano, para Angola, realizaram-se eleições, nas quais foi eleito como novo Presidente, Feliciano Dias, que já ocupava o lugar de secretário, na anterior direçao.

A associação direccionou-se mais para os jovens e para as artes, promovendo a integração social dos jovens através da arte. Mais tarde o presidente da Direcção, Feliciano Dias, mais conhecido por Kayano, apoiou a organização das Festas Multiculturais, assumindo o cargo de Presidente da Comissão de Festas.
| Voltar ao Menu
Printer Friendly Page Send this Story to a Friend


Agenda
Fevereiro 2019
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28      
Divulgação