
Preparar as novas gerações
Preparar as novas gerações para um futuro mais saudável e bem-sucedido é o objectivo do Centro Comunitário “EntreNós”.
Projeto D
Recuperação dos Canteiros da ESBB pela proponente Sofia Barbosa
O Centro de Desenvolvimento Social e Comunitário (CDSC) “EntreNós” na Baixa da Banheira começou a funcionar no final do mês de Maio de 2024, e tem-se consolidado como um pilar fundamental para a comunidade, oferecendo actividades voltadas para o desenvolvimento pessoal, emocional e social de crianças, jovens e adultos.
Este projecto foi desenvolvido no âmbito do programa “Comunidades em Acção, promovido pela União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, em parceria com a Câmara Municipal da Moita no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Cátia Nunes, membro do executivo da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira (UFBBVA), responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Social, explica que o projecto, inicialmente previsto para terminar em Dezembro, “continuará devido ao impacto positivo gerado.
Estamos a plantar sementes para um futuro mais saudável e equilibrado para as nossas crianças”.
Além das acções com crianças e jovens, o centro também actua na área da empregabilidade, promovendo seminários sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para pessoas em situação de desemprego de longa duração.
O “EntreNós”, realça, Cátia Nunes, “tem-se destacado como um ponto de transformação social, com programas como o “Crescer com Emoções”, que visa apoiar o sucesso escolar das crian-ças, trabalhando a educação emocional desde os primeiros anos de vida”.
O centro continua a expandir as suas iniciativas e, em breve, lançará o projecto “Animarte”, uma oportunidade para os jovens se expressarem através das artes.
Noutra área, o “EntreNós”, aponta ainda a responsável, “tem desenvolvido diversas iniciativas para promover a integração de imigrantes na comunida-de, especialmente aqueles que enfrentam barreiras linguísticas facilitando o acesso a aulas de Português como Língua Não Materna (PLNM) permitindo que adultos e crianças adquiram competências linguísticas essenciais para a inclusão social e escolar.
Neste dominio, a União de Freguesias tem acolhido nas suas instalações do Vale da Amoreira um projecto social inovador, promovido pela Associação P de Potência e o Coletivo Mukambo, denominado Afá – Pontes e Raízes Migrantes, um projecto promotor da igualdade de género e promoção dos Direitos Humanos, que visa a capacitação, acolhimento e inclusão da mulher migrante na nossa comunidade.
Neste âmbito, o C.C. EntreNós, irá no seu espaço da Baixa da Banheira, em articulação com esta e outras entidades parceiras, avançar com o sub-projecto “EntreNós Mulheres” um programa de desenvolvimento de competências psicossocias e de empregabilidade, através da dinamização de ateliês de costura e outras artes e ofícios, facilitando o apoio e o acesso aos recursos necessários para criação de pequenos negócios sustentávei. “Uma oportunidade de autonomização das mulheres mais vulneráveis da nossa terra”, destaca Cátia Nunes. A par desta acção de promoção do empreendedorismo no feminino, em rede, também será dada continuidade as acções de literacia digital, e aos encaminhamentos para os cursos de PLNM, úteis à comunidade migrante, ministrados pelo Centro Qualifica da Escola Secundária da Baixa da Banheira”
